quarta-feira, 27 de junho de 2012

HISTÓRICO DO PIEA2.

Exposição cronológica do Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem do programa inicial a realização. Particularidades:

Fase Inicial -

O Projeto Interdisciplinar “Leitura poética da obra de Cora Coralina através da técnica Assemblage” surgiu como parte dos requisitos avaliativos da disciplina Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2. Frente à proposta procurei dar seguimento às pesquisas sobre a técnica Assemblage, sua relevância e aplicabilidade no Ensino de Artes iniciadas em 2011 no Módulo Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem em Artes Visuais 1.
Depois dos estudos sobre o conceito e funcionalidade da ideia. Defini e informei aos professores o meu interesse particular pela Assemblage. No decorrer da idealização do projeto foi que surgiu à vontade de aliar à técnica a literatura de forma a incentivar o gosto pela leitura poética da obra de Cora Coralina.

Fundamentação do Projeto -

Com a ideia delineada e confiante na possibilidade de explorar o conceito Assemblage, sua versatilidade como fazer artístico e a poética de Cora Coralina passei a pesquisar qual artista contemporânea melhor se identifica com essa técnica que proporciona a análise de materiais, desenvolve o gosto por construir, inventar e mostra-se como um desafio lúdico e motivador a aprendizagem. Após algumas avaliações optei pela que faz uso da técnica, repassa simplicidade e gosto por coisas do cotidiano, características da obra de Cora Coralina. A escolhida foi à pintora, escultora e artista gráfica e visual e professora brasileira Leda Catunda Serra que, além de ter muito em comum com Cora, explora os limites entre a pintura e o objeto, faz uso de texturas e materiais reutilizáveis.
Ciente do objetivo do projeto, inserir a arte na vida do aluno, despertando nestes o gosto pela leitura e pela criação de obras de arte que retratem o conhecimento adquirido através da técnica da Assemblage e reconstrução das visualizações intrínsecas nos poemas de Cora Coralina passei a delinear como poderia fazer a intervenção artística pedagógica.
Assim, foi que necessitei definir o público alvo, alunos do 6º Ano da Escola Municipal Walda Miranda de Paiva, Formosa, Goiás. Com o amparo e orientação tutorial fui fazendo os ajustes necessários até chegar ao procedimento metodológico mais exequível: exercício teórico-prático sobre as diferentes linguagens apresentadas e exposição dos resultados na forma de produção artística. Deste modo, estabeleci os momentos:
Leitura dos poemas e reflexões sobre o documentário a partir de depoimentos da artista Leda Catunda - Recortes de Leda Catunda. Sob influência das mensagens poéticas se propôs uma relação entre emoção e fazer artístico com a aplicação da técnica Assemblage;
Pesquisa de materiais que possam ser explorados para a produção artística e que complementem a mensagem inicial, além da escolha dos poemas a serem trabalhados;
Criação artística fazendo uso da técnica Assemblage, inspirada no poema escolhido e empregando os materiais selecionados;
Avaliação dos resultados e reflexão sobre o fazer artístico;
Culminando na exposição das produções artísticas na escola para valorização dos trabalhos dos alunos e culminância do projeto.
Disposta a conquistar com esse projeto a aproximação e compreensão das respostas artísticas e promover não apenas a socialização entre docentes, discentes e comunidade como também o reconhecimento e valorização das linguagens destacadas, culminando com o engrandecimento das Artes Visuais junto aos alunos e comunidade passei a ampliar as pesquisas para obter respaldo teórico para o efetivo reconhecimento do projeto.
O referencial teórico, ainda em construção, consiste em obras referentes à Arte Contemporânea, a técnica Assemblage, a poetisa Cora Coralina, a artista Leda Catunda, a relevância da prática da leitura e envolverá também o conceito de identidade e diversidade cultural porque na escola o jovem tem a possibilidade de ter contato direto com pessoas (adultos, crianças) de várias origens e realidades, sejam elas de âmbito socioeconômico, étnico, religioso, bem como em relação a valores, hábitos e costumes diferentes. O jovem quando possui o contato com a diversidade, pode aprender a conviver, respeitar e entender o outro, bem como ressignificar novos sentimentos, valores e papéis sociais.

Diário Online -
No decorrer das atividades ofertadas pela disciplina, Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, foi solicitado a criação de um Blog, site, para abarcar os textos, imagens, links, páginas da web e mídias relacionadas ao meu projeto.
A dinâmica de elaboração do meu blog não foi fácil porque exigiu conhecimentos prévios sobre os recursos que eu desconhecia. Mas, depois de exaustivas tentativas o blog foi criado e mostra-se como um excelente recurso didático a ser explorado na aula de aplicação do mesmo.

Aplicação do Projeto –

Como já mencionei no texto anterior, tive a oportunidade de experienciar alguns procedimentos que serviram de referência para possíveis alterações ou sustentação quando eu for desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.  Apresentei ao público alvo, alunos da E. M. Walda Miranda de Paiva, no período da disciplina Ensino de Artes os objetivos do projeto e os devidos esclarecimentos sobre os temas: Literatura e Artes, um breve histórico da poetisa Cora Coralina, da artista plástica Leda Catunda ,conceituei o que é Assemblage e apresentei uma amostra das produções das duas artistas nas respectivas áreas. Exposição teórica sustentada por folder, imagens e vídeos. A aula se assemelhou a um workshop devido à intensidade das ações e envolvimento dos participantes que culminou com produções artísticas a partir dos poemas de Cora Coralina e com a aplicação da técnica Assemblage.

Conclusão -

Mantenho as melhores expectativas quanto a esse projeto que terá continuidade no próximo semestre na forma de trabalho de Conclusão de Curso – TCC porque acredito que a disciplina de artes pode ser utilizada para ajudar os alunos a se expressarem, moldarem sua individualidade e consequentemente, amadurecerem sua forma de ver o mundo e nele se relacionar. Venho estruturando a pesquisa em caráter descritivo, tendo como referência a análise teórica, além do presente projeto ter como referencial metodológico, a pesquisa bibliográfica realizada em livros, artigos, entre outros materiais documentados e publicados a respeito do tema.

Referencial -

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BARBOSA, A. M. (Org.) Inquietação e mudanças no ensino da arte. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
CORALINA, Cora. 1889-1985. Meu livro de Cordel. - 17. ed. - São Paulo: Gaudí Editorial, 2008.
CORALINA, Cora. 1889-1985. Poemas dos becos de Goiás estórias mais. 23ª Ed. – São Paulo: Global, 2006.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3 ed. Rio de J Hall, Stuart - A identidade cultural na pós-modernidade / tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro - 5.ed - Rio de Janeiro: DP&A, 2001
Marx, K e Engels, F. "The Communist Manifesto, In Revolution" of 1848. Harmondwwoth; Penguin Books, 1973.
Giddens, A. "The Consequence of Modernity", Cambridge: Polity Press, 1990.
Willians, R. Keywords, Londres: Fontada, 1976.
Althusser, L. For Marx, Londres: Verso 1966. Janeiro. 2006.
KATO, Mary A. No mundo da escrita. São Paulo: Ática, 1987.
MARTINS, Mirian Celeste. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo: volume único: livro do professor / Mirian Celeste Martins, Gisa Picosque, M. Teresinha Telles Guerra. 1. Ed. São Paulo: FTD, 2009.
MORAIS, José. A arte de ler. São Paulo: Editora da Unesp,1996.
LARAIA, Roque de Barros, 1932- Cultura: um conceito antropológico. – 21. Ed. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,2007.
COSTA, Luís. Projeto: Descobrindo o mundo através da leitura e da escrita. <http://www.geocities.ws/fmilton2000/pdm.pdf. Acesso em: 27 jun 2012.
 COVAS, MÁRIO. CRE. Arte na escola: A arte no espaço educativo. <http://caracol.imaginario.com/paragrafo_aberto/rml_arteduca.html>. Acesso em: 27 jun,
ASSEMBLAGE. Disponível em: <http://forum.wordreference.com/showthread.php?t=2072160>. Acesso em: 27 jun 2012.
CATUNDA, Leda. Arte do Século XX e XXI. Disponível em: <http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo6/leda/index.html>. Acesso em. 27 jun 2012.









Nenhum comentário:

Postar um comentário