sexta-feira, 22 de junho de 2012

HISTÓRICO COMENTADO DO MEU PIEA2.

Olá blogueiras (os),
Neste encerramento de mais um módulo, Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, desejo contar a trajetória percorrida do meu PIEA 2 até o momento.
 O interesse particular em Assemblage, técnica que na Arte Contemporânea conceitua-se como sendo obra tridimensional figurativa ou não, que reúne objetos e / ou materiais diversos, não convencionais para obter um efeito insólito e romper com as técnicas tradicionais da pintura e da escultura, foi o primeiro fato relevante para a escolha deste projeto: Leitura poética da obra de Cora Coralina através da técnica Assemblage, assim como a magia envolta na leitura da obra de Ana Lins dos Guimarães, Cora Coralina (1889-1985) a qual carrego comigo.
Este conteúdo é algo que mexe com a imaginação, abre espaço para a experimentação, o estudo, a apreciação, a análise de materiais e desenvolve o gosto por construir e inventar tramas a respeito das visualizações subjetivas contidas nos poemas de Cora. Na escola, além da proposta ser interdisciplinar, pois envolve literatura e o fazer artístico pode-se considerar a Assemblage como a arte de reunir objetos diversos para contar história. Igualmente, a partir deste desejo, senti vontade de trabalhar com o tema em sala de aula, visto que me despertou interesse, bem como o fato de gostar de literatura e do processo de criar obras artísticas com a justaposição de elementos.
Minha intenção neste Blog é de gradativamente divulgar informações em relação ao projeto, as visualizações dos poemas aliados a Assemblage, análises e discussões quanto ao tema proposto por isso ressalto que utilizei como auxílio, apoio didático, obras da artista Leda Catunda e autores como: Maria do Carmo de Oliveira Nogueira, João Bezerra da Silva Júnior, H. C.T Almeida, Neirimar Cerqueira de Assis Costa, Ivna Borges Costa, Robson Xavier da Costa, Sonia das Graças Oliveira, Saul Jesus, Chistiane Denardi, Brasil - Ministério da Educação e Cultura, Brasil- Secretaria da Educação Fundamental, Shirley Cristina Gonçalves, entre outros.
Tive a oportunidade de experienciar alguns procedimentos que servirão de referência para possíveis alterações ou sustentação quando eu for desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Assim sendo, as descrevo: Na primeira aula apresentei os objetivos e os devidos esclarecimentos sobre os temas: Literatura e Artes, um breve histórico da poetisa Cora Coralina, da artista plástica Leda Catunda conceituando também o que é Assemblage e uma amostra das produções das duas artistas nas respectivas áreas. Exposição teórica sustentada por folder, imagens e vídeos.
Em um segundo momento, após a análise da técnica Assemblage nosso instrumento inspirador da Arte Contemporânea, ferramenta de trabalho impulsionador na elaboração das obras e, o objetivo principal, esclarecido: significar, visualizar e reconstruir por meio da Assemblage a obra de Cora Coralina; a desmistificação do tema e a devida interconexão das linguagens junto ao público alvo, alunos da Escola Municipal Walda Miranda de Paiva, Formosa, Goiás. Os educandos fizeram a leitura e seleção dos poemas que por empatia de conteúdo e / ou riqueza de elementos adequaram-se as próximas etapas: seleção sem utilização de um processo convencional de materiais que pudessem ser explorados na fase de produção artística e que complementassem a mensagem intrínseca do poema.
Ao termino do terceiro momento e decorrer da produção artística fizemos uso da técnica proposta, poemas escolhidos e materiais selecionados como, tela, tecido, tintas, cola, entre outros. Bem como, os alunos, com a devida orientação foram estabelecendo os pontos de relevância da aula com o propósito de irem exercitando o fazer artístico e obtenção da confiança junto à técnica Assemblage, além do respeito à identidade e diversidade cultural das manifestações.
Transcorrido o quarto momento, o quinto instante voltou-se a avaliação dos resultados e reflexão coletiva para se detectar pontos de identificação dos alunos com o trabalho, socialização, valorização das linguagens envolvidas e engrandecimento do Ensino de Artes em meio à comunidade escolar. Que, convidada a participar, prestigiou a amostra das produções artísticas e, desse modo, colaborou para a valorização das feituras dos alunos e culminância do projeto.
Por fim, minhas expectativas foram superadas porque as aulas tiveram resultados positivos e envolveram os educandos de tal forma que me sinto estimulada a dar prosseguimento ao projeto, mesmo não tendo o controle sobre as consequências do mesmo. Contudo, mais fortalecida a abarcar e propor o desafio.


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